Você precisa saber matemática para programar?

Essa é uma pergunta sobre programar que me fazem com muita frequência.

Na verdade é um grande erro que as pessoas acreditam, as pessoas sempre acreditam que para você programar você tem que ser um expert em matemática.

Isso na verdade é uma grande informação errada, lógico que saber matemática é uma coisa muito importante para a sua vida e você pode usar para várias coisas diferentes, mas não necessariamente você precisa saber matemática para você conseguir programar.

O que eu digo saber matemática são aquelas coisas de matemática avançada, você precisa saber o básico que é como fazer uma conta.

Sabendo esse básico você consegue programar.

Então essa é uma das grandes informações erradas sobre o mundo da programação e é uma informação que assusta as pessoas, que fazem elas sairem do mundo da programação, porque elas acham que precisam ser experts em matemática.

Na verdade você não precisa saber matemática.

Um exemplo bobo, trigonometria Ok?

Lembra lá da trigonometria do colégio e tudo mais?

Eu tenho 15 anos de experiência na área de programação, sabe quantas vezes na minha vida eu usei trigonometria para programar?

2 vezes, uma delas foi para construir um jogo que era algo bem específico e eu precisava usar trigonometria e essas coisas assim.

E uma outra quando eu estava fazendo um software de mapa que fazia alguns cálculos para desenhar algumas coisas no mapa e eu precisei usar a trigonometria.

Somente esses dois momentos, o restante eu nunca precisei usar trigonometria.

Essa é uma grande informação errada sobre a programação, não se assuste com isso, você consegue começar a programar, consegue fazer o seu software, consegue fazer o seu sistema web, consegue fazer o seu aplicativo sem saber matemática.

Outra coisa tem o Google hoje em dia, todo programador usa muito o Google, quando você não sabe alguma coisa, você vai no Google ou no Stackoverflow e você consegue se virar e fazer várias coisas.

Então isso era uma coisa que eu queria compartilhar com vocês.

Beleza?

Sucesso para vocês e até logo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *